Publicidade

Resenha: Divergente

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth 
Editora: Rocco

Conheci Divergente na 22° Bienal Internacional do Livro e logo quando peguei o livrinho de pré-lançamento, contendo o primeiro capitulo, me apaixonei. Divergente é o tipo de livro que chama a atenção só pela capa e contra capa, as frases são impactantes e te fazem morrer de vontade de saber qual é a história. Muitos dizem que lembra bastante Jogos Vorazes, eu não posso confirmar pois nunca li essa serie de livros. Vou contar um pouco para você, e vou logo adiantando que desta vez não soltarei spoilers u.u 

O livro conta a história de uma Chicago futurística que foi dividida em cinco facções (Amizade, Abnegação, Audácia, Franqueza e Erudição), todas elas não se misturam, cada uma possui seu complexo e um modo de viver, cada uma representa um valor diferente e uma função diferente. A personagem principal é Beatrice Prior, adolescente de 16 anos que pertence a Abnegação, facção onde vivem também seus pais e irmão. Nessa idade todos os adolescentes são submetidos a um teste de aptidão, e a partir dali eles devem fazer uma escolha, ficar na sua facção de origem ou se mudar para aquela que mais combina com suas características. 

Beatrice acaba descobrindo em seu teste que ela é diferente de todos os outros, uma Divergente, e isso pode causar sua morte se ela revelar para alguém. Sua escolha acaba surpreendendo a todos, inclusive ela mesma, e essa escolha transforma sua vida drasticamente. E é a partir daí que a história realmente começa, seu segredo lhe trás muitos problemas, mas ela também acaba descobrindo que o mesmo pode salva-la e ajudar a salvar aqueles que ela ama. E para quem gosta de um bom romance Tris (Beatrice que muda de nome) se apaixona por Quatro, um rapaz que pertence a sua nova vida, e que vai viver todas as emoções ao lado dela.
A história basicamente é essa, claro que as coisas mais divertidas que dão a emoção ao livro eu não posso contar, isso estragaria sua leitura. E vale lembrar que a mistura de gêneros promete atingir a maioria dos gostos. 


Quer saber mais sobre esse grande sucesso ? Então não perca tempo procure uma biblioteca ou compre o seu livro ;)  -Victor