Publicidade

Resenha: Os 13 porquês


Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Ática


"Os 13 porquês" é um romance duro e ao mesmo tempo interessante. Para começar, é um livro que fala sobre um assunto delicado, o suicídio, mas na forma de um suspense que me deixou curioso até a última página, mesmo sabendo o que vai acontecer. O que me interessou desde que conheci o livro foi o simples fato de uma garota tomar uma decisão tão drástica. 
Confesso que foi o primeiro livro que leio que tem como tema principal o suicídio  Esse livro de uma maneira única prendeu minha atenção, mesmo que soubesse do final queria muito entender tudo o que passou na cabeça de Hannah a ponto dela decidir encerrar a própria vida, e eu queria saber o que Clay tinha a ver com isso. Por que ele recebeu as fitas? Ele gostava dela? 
A narrativa flui tão naturalmente que você nem vai perceber... Sempre na alternância entre a voz de Hannah e os pensamentos de Clay. A narrativa acontece no presente o que nos dá a sensação de estar sentindo as reações do Clay pelas coisas que Hannah conta nas fitas.
Fico imaginando eu recebendo aquelas fitas e fico chocado!  Clay não imaginava que ia encontrar as sete fitas cassete dentro de uma caixa de sapatos e muito menos que elas mudariam sua vida. Quando começa a ouvir, as gravações nas fitas, Clay percebe que são de Hannah Baker uma menina de sua escola que cometeu suicídio algumas semanas atras. O pior, a garota diz que através das sete fitas contaria os 13 motivos que levaram ela a desistir da vida, e que a pessoa que estivesse ouvindo já devia ficar sabendo que é um dos motivos.
Não vou dizer qual fita tem a ver com sua participação na história. Mas, não precisa ter medo. Se você recebeu essa caixinha bonitinha, seu nome vai aparecer...Eu prometo.Afinal, uma garota morta não mentiria.Espera aí! Isso está parecendo uma piada. Por que uma garota morta não mentiria? Resposta: porque ela não pode mais falar! Será que é um bilhete de suicídio às avessas?  Vai, pode rir.Tudo bem. Eu achei engraçado.   Antes de Hannah morrer, ela gravou este monte de fitas. Mas por quê? As regras são bem simples. São só duas. Número um: você escuta. Numero dois: você repassa. Espero que nenhuma delas seja fácil para você. 
Clay imediatamente começa a ouvir as fitas em choque, é claro, o que ele poderia ter feito  para Hannah? Afinal, eles mal se falavam ultimamente, não que Clay quisesse isso... 
Bom, acho que já falei o suficiente. Deixarei que você descubra todo o resto lendo essa história unica e incrível :) 
-Victor

Segue abaixo um fan-trailer se der comenta e diz o que achou... Tá!?