Publicidade

Dicas: Lista de Livros obrigatórios para os Vestibulares de 2013

Olá leitores. Hoje estou aqui para um post super interessante e importante para quem, como eu, está se preparando para os vestibulares e para o Enem desse ano. Então, vim com a tão temida lista das obras que caem nas provas, acompanhadas de um resumo e quem sabe até em PDF... Então vamos começar:

1. Viagens na minha terra
Autor: Almeida Garret
Ano: 1846
Editora: Martin Claret
Resumo:“Viagens na Minha Terra”, pode ser considerado um romance contemporâneo. Um livro difícil de enquadrar em gênero literário, pelo hibridismo que apresenta, além da viagem que de fato acontece, paralelamente o autor conta um romance sentimental.
O conteúdo da obra, parte, como já dissemos, de um fato real, uma viagem que Garrett fez a Santarém e que teve o cuidado de situar no tempo. Além da viagem real, Garrett, faz nas suas divagações, várias viagens paralelas. Tantas e tais viagens, que numa delas o leva justamente, e pela mão de um companheiro de itinerário, a centrar-se no drama sentimental de Carlos e a”menina dos rouxinóis”- Joaninha.
Links úteis: Guia do Estudante - Análise da obra de Almeida GarretLivro em PDF online


2. Til
Autor: José de Alencar
Ano: 1872
Editora: Martin Claret
Sinopse: Segredos antigos, desencontros amorosos e renúncias estão presentes neste destacado romance regionalista, de 1872, em que Alencar documenta o cotidiano numa fazenda paulista do século XIX. Til é o apelido de Berta, a heroína capaz de imensos sacrifícios por um ideal.
Links úteis: Guia do Estudante - Resumo da obra de José de Alencar ; Livro em PDF online



3. Memórias de um Sargento de Milícias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Ano: 1852
Editora: Ática
Sinopse: Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.
Links úteis: Guia do Estudante - Resumo da obra ; Livro em PDF online





4. Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor: Machado de Assis
Ano: 1881
Editora: Martin Claret
Sinopse: É após a morte que Brás Cubas decide narrar suas memórias. Nesta condição, nada pode suavizar seu ponto de vista irônico e mordaz sobre uma sociedade em que as instituições se baseiam na hipocrisia. O casamento, o adultério, os comportamentos individuais e sociais não escapam à sua visão aguda e implacável, nesta obra fundamental de Machado de Assis.
Links úteis: Guia do Estudante - Análise da obra ; Livro em PDF online


5. O Cortiço
Autor: Aluísio de Azevedo
Ano: 1890
Editora: Martin Claret
Sinopse: Romance de Aluísio Azevedo que conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.


6. A Cidade e as Serras
Autor: Eça de Queirós
Ano: 1901
Editora: Martin Claret
Sinopse: Publicado no ano seguinte ao da morte do autor, é um romance denso, belo, ao longo do qual Eça de Queirós ironiza ferrenhamente os males da civilização, fazendo elogio dos valores da natureza.relata a travessia de Jacinto de Tormes, um ferrenho adepto do progresso e da civilização - da cidade para as serras. Ele troca o mundo civilizado, repleto de comodidades provenientes do progresso tecnológico, pelo mundo natural, selvagem, primitivo e pouco confortável, no sentido dos bens que caracterizam a vida urbana moderna, mas onde encontra a felicidade, mudando radicalmente de opinião.

7. Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos
Ano: 1938
Editora:  José Olympio
Sinopse: O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos". VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.

8. Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Ano: 1937
Editora:  Companhia das Letras
Sinopse: Publicado pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.

9. Sentimento do Mundo
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Ano: 1940
Editora:  Record
Sinopse: O Sentimento do Mundo traz o frescor e o impacto do "vento revolucionário" que sopra da vasta e imprescindível obra de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), o mais estudado e lido poeta brasileiro. Neste livro está contido os mais famosos e arrebatadores poemas: Poema de Sete Faces, No meio do caminho, Quadrilha; e poemas menos conhecidos, mas igualmente antológicos como Poema do Jornal ou Poema da Purificação.
Links úteis: Guia do Estudante - Análise da obra ; Trecho do Livro em PDF por Companhia das Letras

E é isso pessoal, esses foram os livros divulgados pela FUVEST desse ano, que acredito que valerá para 2014 também. Espero que tenham gostado e que compartilhem :)